Violão para iniciantes: clássico ou acústico?

Dificilmente alguém nunca tocou ou viu alguém tocando um violão bem de perto. Este é um dos instrumentos mais amplamente difundidos no mundo de hoje. Antes mesmo que o piano, já que devido as suas dimensões e preço não se torna tão acessível como um violão clássico.

Nesse sentido, se você está lendo esse artigo porque gostaria de aprender a tocar violão, você está no lugar certo. Vamos falar um pouco sobre um dos instrumentos mais representativos da música popular brasileira. Além de resumir um pouco sobre a história dos primeiros violões e a sua origem.

A prática faz a perfeição

Será que a prática realmente leva a perfeição? A afirmação de Malcolm Gladwell de que a prática consiste na principal ferramenta para aperfeiçoa-nos em qualquer técnica não poderia ser mais certa. Principalmente no que se refere a aprendizagem de algum instrumento, como o caso do violão.

Contudo é também muito importante a compreensão das nossas habilidades e também nossas limitações, sejam elas quais sejam. Desse modo, o enfoque ao aprendizado será muito mais realista e personalizado e o progresso do desenvolvimento da técnica dependerá desses fatores.

Quais são os tipos de violão?

Sem sombra de dúvidas ele é um dos instrumentos mais tocados no Brasil. De fato, a Bossa-nova, um gênero musical brasileiro surgiu justamente dessa paixão pelo instrumento de cordas. Mas você sabia que existem tipos diferentes desse instrumento?

Nesse sentido, o violão clássico, também conhecido como guitarra espanhola ou crioula, é um instrumento que originalmente era utilizado para tocar música clássica. Embora pertença originalmente ao grupo de violão acústico, existe também uma distinção entre elas. Desse modo, o violão clássico utiliza cordas de nylon e o acústico, corda aço. Mas ainda assim, entre os violões de nylon, algumas mudanças na composição de suas estruturas, dão características únicas aos instrumentos.

Um pouco de história: a origem do violão

De acordo com a maioria dos historiadores, a origem e evoluções do desse instrumento não são totalmente claras. Isto é, desde a antiguidade, eram utilizados muitos instrumentos similares ao violão e por essa razão se torna bastante complicada a missão de descobrir a origem real do instrumento.

Ainda assim, existem muitas hipóteses sobre a sua origem. Uma das mais populares considera que o violão é um instrumento introduzido pelos árabes no período das guerras muçulmanas na península ibérica, atual Espanha.

Qual é o tipo de violão para iniciantes mais recomendado?

Na vida, para aprender a dominar qualquer tipo de técnica o mais sábio será construir uma base sólida através de exercícios simples e básicos. Dessa forma, isso se aplica também para a aprendizagem do violão.

De fato, o violão clássico é o mais recomendo para os principiantes. Em outras palavras, as vantagens de começar a aprender por um instrumento clássica se resume na maior facilidade na hora de tocar com as cordas de nylon. Como também pela maior amplitude dos trastes e do diapasão, o que confere um maior domínio na hora de tocar para dedos menos experientes.