Como funciona fisiologicamente a audição?

Autor: Gilberto Curado Botica
Data da publicação: 8 de abril de 2022

Uma das características mais desenvolvidas de nosso organismo é a audição. Assim, através dela éramos capazes de nos proteger de predadores e eventualmente de ser exímios caçadores. Porém, muito mais além das necessidades básicas, a audição faz parte do nosso dia a dia e está presente nas relações socioculturais e especialmente na arte.

Por isso, sem a audição seria impossível ter desenvolvido a música. De fato, ela surgiu de forma natural através da interpretação dos sons naturais do meio ambiente e mais tarde de instrumentos musicais, desde o canto até os mais complexos como o violino, a flauta e muitos outros. Por essa razão, nesse artigo você entenderá como funciona a audição e a sua especial relação com a cultura.

Continue lendo >>

A história da música: origem e evolução

Autor: Gilberto Curado Botica
Data da publicação: 5 de março de 2021

Provavelmente a música pode ser considerada uma das formas de expressão humana mais sublimes e virtuosas. Isso porque além de interpretar as notas música, o ritmo e a melodia, é preciso saber dominar o instrumento que se está tocando. Além do mais música faz parte da nossa vidaa e portanto está presente nos momentos mais importantes, dos mais fáceis aos mais difíceis.

Nesse sentido, a música sempre acompanhou a sociedade humana e desde o princípio esteve presente até nas civilizações mais antigas. Desse modo nesse artigo vamos traçar a trajetória desse maravilhosa forma de expressão artística, cultural, religiosa, política: a música.

Continue lendo >>

Porque a música nos permite sentir?

Autor: Gilberto Curado Botica
Data da publicação: 9 de outubro de 2020

De acordo com o gênero, da hora e do momento que você escuta uma melodia ou obra, imediatamente somos inundados de memórias e sensações fisiológicas. Desse modo podemos senti emoções ou até mesmo liberar sentimentos escondidos nos confins da nossa consciência. Mas porque e como a música tem essa capacidade?

Assim sendo, um estudo publicado na Nature Neuroscience, descobriu que os compostos químicos que nos dá prazer são liberados quando escutamos música. De acordo com cientistas da universidade de MicGill, no Canadá, é a primeira vez que a dopamina foi vinculada a música. Ou seja, se sabe que a dopamina se incrementa em resposta a outros estímulos ou atividades. Neste sentido, nesse artigo vamos entender o porquê da música ser tão fascinante.

Continue lendo >>