Qual a maneira mais fácil de harmonizar uma melodia?

Até mesmo no Jazz que representa uma das facetas mais livres na arte da composição, necessita uma harmonia contundente e que tenha sentido. Desse modo, uma das etapas do processo compositivo consiste em treinar seu ouvido para trazer soluções lógicas e com sentido na hora de harmonizar uma melodia.

Talvez seja pelo requerimento do gênero musical em questão ou por uma ideia estética. Contudo na maioria dos casos existem importantes etapas nesse processo que não recebem suficiente atenção e dedicação. Assim sendo, a ideia melódica de uma música as vezes não é tão trabalhada por falta de profundidade.

O que significa harmonizar?

Em outras palavras, harmonizar compreende o trabalho de encontrar harmonicamente o discurso melódico de uma canção em questão. De fato é correto dizer que isso se resolve de uma maneira muito simples com apenas alguns simples acordes. Assim sendo em certas ocasiões, uma combinação de quatro acordes é suficiente.

Entretanto, um trabalho harmônico profissional requer uma maior atenção e inteligência. Já que em certos casos a ideia melódica requer soluções mais criativas e que deem sentido final a ideia principal da música. Em contrapartida cada melodia leva implícita uma relação de acordes. Agora basta saber se ela será simplesmente bonita ou também contará uma história junto com a melodia.

Pontos chaves na hora de harmonizar uma canção

Neste sentido vale a pena levar em consideração que toda nota é sensível para ser harmonizada por três tipos de acorde. Ou seja, cada uma dessas notas é uma nota fundamental do acorde e é isso que dá a liberdade criativa ao músico na hora de compor.

Contudo, não é apenas esse fator o mais importante na hora de harmonizar. Portanto é fundamental obervar a relação entre notas. Também a relação horizontal e a concordância com os acordes anteriores e posteriores. Assim sendo na hora de harmonizar entram em jogo quatro aspectos chave: a tonalidade da melodia, analisar os pontos mais relevante e qual a importância deles, a capacidade auditiva e a relação lógica entre os acordes em questão.

Harmonizar de acordo com o gênero musical

Decerto, depois de possuir toda a ideia da teoria assimilada, o próximo passo é liberar a mente e começar a compor. Mas para isso é importante saber também em qual gênero musical construiremos a ideia harmônica.

Além de determinar uma maneira específica de harmonizar de acordo com cada gênero musical a teoria da harmonia musical permite que o músico utilize a sua criatividade. Desse modo desenvolvendo uma ideia harmônica que dê sentido a música e que seja acorde ao gênero musical em questão, ou não.

Avalizar antes de harmonizar

De fato e mais que evidente que se agora mesmo você já está no processo de composição, ainda mais se já for para um gênero musical concreto. Logo as ideias e características estéticas do gênero necessitam estar bastante compreendidas.

Em contrapartida o compositor poderá se deparar com um gênero do qual não está muito familiarizado. Desse modo a tarefa de harmonizar de acordo com a estética do gênero em si poderá ser muito mais complicado. Ainda assim, como mencionado anteriormente, cada acorde e nota já nos dá direções harmônicas. Ou seja, neste sentido uma excelente ideia é seguir um padrão de análise musical antes de começar a verdadeiramente compor uma nova ideia.