Carnaval com jazz em Guaramiranga e Fortaleza

by • 10 de Fevereiro de 2015 • agenda, DestaquesComments (0)806

 

 

Daniel Jobim

Daniel Jobim – foto: divulgação

A partir deste sábado,  os primeiros acordes do 16ª Festival Jazz & Blues vão soar na cidade de Guaramiranga, localizada a 110 quilômetros da cidade de Fortaleza. Grandes nomes nacionais e internacionais transformam a temporada de carnaval em uma grande festa do jazz e do blues.

Fanta Konatê (Guiné), Willie Walker Band (EUA) & Raphael Wressnig (Áustria), Daniel Jobim (RJ) e a cantora de jazz portuguesa Jacinta (Portugal)  são algumas das atrações do Festival 2015, que terá shows, ensaios abertos, conversas, oficinas e grandes encontros regados a boa música em noites festivas nas duas cidades.

 

De sábado a terça de Carnaval, 14 a 17 de fevereiro, a programação do Festival em Guaramiranga começa às 15h, com o Café no Tom, que é um bate-papo com o público no Restaurante Basílico, localizado na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, e só termina depois da Jam Session, que começa à 1h da manhã na Cidade Jazz & Blues. De toda a programação, somente os shows das 21h30 em Guaramiranga e os shows no Teatro Via Sul em Fortaleza têm venda de ingressos. Todas as outras atividades são gratuitas.

 

Transporte – Quem não tem hospedagem garantida em Guaramiranga pode contar com o Expresso Jazz & Blues para ir e voltar no mesmo dia. O transporte com ar-condicionado sairá de Fortaleza nos quatro dias, às 10h, retornando à 1h da manhã, sendo esta uma boa oportunidade para quem quer curtir um dia inteiro na cidade serrana, conferindo a programação do Festival, voltando para Fortaleza no final da noite, sem precisar por o carro na estrada. O passaporte no Expresso custa R$ 100,00 (preço único) e inclui um ingresso para a sessão das 21h30. Os Expressos Jazz & Blues sairão de Fortaleza do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé e do Aeroporto Internacional Pinto Martins e retornarão de Guaramiranga para os mesmos pontos da partida.

Dicas:

A seguir, alguns destaques da programação de cada dia do Festival Jazz & Blues em Guaramiranga.

 

Sábado (14)

 

Kind of Blue - Tributo a Miles Davis - 3_foto Felipe Abud

Kind of Blue – Tributo a Miles Davis – _foto Felipe Abud

Kind of Blue – Tributo a Miles Davis (CE), Big Time Orchestra (PR), Rodrigo Cardozo (CE) e Jam Session com o projeto Casa do Blues apresentando Blues Label (CE) e In Blues (CE) são as atrações do primeiro dia do Festival na serra.

 

O Tributo a Miles Davis será prestado pelos cearenses Hugo D´Leon (trompete), Márcio Resende (sax tenor), Ferreira Júnior (sax alto), Adriano Oliveira (teclado), Luciano Franco (contrabaixo e direção musical) e Denilson Lopes (bateria). Eles interpretam, na íntegra, o repertório do disco Kind of Blue, um dos mais importantes da história do gênero. O grupo abre a sessão de shows das 21h30 na Cidade Jazz & Blues.

 

Quem fecha a mesma sessão é a paranaense Big Time Orchestra. O grupo volta ao Festival Jazz & Blues com sua descontração e apresentação performática que conquistou o público de Guaramiranga em 2010. Dá uma conferida! (https://www.youtube.com/watch?v=Fx4nW0Bn5Gk). Considerada uma das principais big bands do país, a Big Time comemora nove anos de carreira e está lançando Night, seu quinto CD e segundo DVD.

 

Restaurante Basílico

15h – Café no Tom: Kind of Blue (CE)

Cidade Jazz & Blues

17h – Ensaio Aberto: Big Time Orchestra (PR)

           Jazz ao Pôr do Sol: Rodrigo Cardozo (CE)

21h30 – Show: Kind of Blue – Tributo a Miles Davis (CE)

               Show: Big Time Orchestra (PR)

1h – Jam Session: Casa do Blues – Blues Label e In Blues (CE)

 

Domingo (15)

 

No domingo tem Daniel Jobim (RJ), Willie Walker Band (EUA) convida Raphael Wressnig (Áustria), Ellis Mário (CE) e, na Jam Session, Casa do Blues com Puro Malte (CE) e Victor Gueiros (CE).

 

Quem também está de volta a Guaramiranga é Daniel Jobim, que em 2005 participou do Festival compondo o quarteto formado por seu pai Paulo Jobim, Paulo Braga e Danilo Caymmi, em um show em homenagem ao avô, Tom Jobim, falecido dez anos antes. Agora, em 2015, o pianista, cantor e compositor carioca faz nova homenagem ao avô, com o show solo “Daniel Jobim canta Tom”, abrindo a sessão das 21h30.

 

Willie Walker Band (EUA) convida Raphael Wressnig (Áustria) no show que fecha a sessão das 21h30 na Cidade Jazz & Blues. Lenda da Soul Music americana, Willie Walker é comparado  a O.V. Wright, Marvin Gaye, Otis Redding e Sam Cooke. O convidado especial, o organista austríaco Raphael Wressnig, é aclamado pela conceituada revista Down Beat. Ele abriu shows para alguns dos maiores nomes da música, como Joe Cocker, Jeff Beck, Sonny Landreth e Al Jarreau.

 

Restaurante Basílico

15h – Café no Tom: Daniel Jobim (RJ)

Cidade Jazz & Blues

17h – Ensaio Aberto: Willie Walker Band (EUA)

           Jazz ao Pôr do Sol: Ellis Mário (CE)

21h30 – Show: Daniel Jobim (RJ)

               Show: Willie Walker Band (EUA) convida Raphael Wressnig (Áustria)

1h – Jam Session: Casa do Blues – Puro Malte e Victor Gueiros (CE)

 

Segunda (16)

 

Ricardo Bacelar2

Ricardo Bacelar – Foto: divulgação

Ricardo Bacelar (CE), Jacinta (Portugal), Villa-Lobos Injazz (RJ) e, na Jam Session, Casa do Blues com Felipe Cazaux (CE) e Rafael Balboa (CE) são as atrações da segunda-feira.

 

O pianista, compositor e arranjador cearense Ricardo Bacelar surgiu na cena musical nacional nos anos 80, quando integrou o Hanoi Hanoi, um dos maiores grupos de pop rock nacional da geração 80/90. Músico de formação clássica, retornou a Fortaleza, lançou o álbum solo in natura  e passou a dividir a música com a advocacia (atualmente é vice-presidente da OAB-CE). No Festival apresenta Concerto para Moviola, com repertório de composições suas e de outros autores, como Weather Report, Yellowjackets, Pat Metheny, Chick Corea e Egberto Gismonti, em trabalho de pesquisa, com paisagens sobre os teclados analógicos dos grupos de jazz dos anos 70 e 80. Ricardo, no piano acústico e teclados, será acompanhado por Luizinho Duarte (bateria), Marcos Resende (sax tenor, soprano e flauta), Miquéias dos Santos (contrabaixo), Ronaldo Pessoa (guitarra e violão), Maria Helena Lage (teclados), Marcus Vinícius Cardoso (violino e viola) e Hoto Júnior (percussão).

 

A portuguesa Jacinta é aclamada na crítica de seu país por sua “voz quente, redonda, possante”. Recebeu o prêmio “Músico Revelação 2001” do programa Cinco Minutos de Jazz e foi referida como “A cantora de jazz portuguesa”, por José Duarte. Tem cinco discos gravados, entre os quais, Tribute to Bessie Smith (2003), com o qual tornou-se a primeira cantora portuguesa a gravar pelo selo Blue Note. Jacinta vive atualmente no Brasil e faz parte do corpo discente do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro, Portugal, realizando pesquisa na área da improvisação jazz vocal.

 

Restaurante Basílico

15h – Café no Tom: Casa do Blues (CE)

Cidade Jazz & Blues

17h – Ensaio Aberto: Jacinta (Portugal)

           Jazz ao Pôr do Sol: Villa-Lobos Injazz (RJ)

21h30 – Show: Ricardo Bacelar (CE)

               Show: Jacinta (Portugal)

1h – Jam Session: Casa do Blues – Felipe Cazaux e Rafael Balboa (CE)

 

Fanta Konatê3

Fanta Konatê – foto: divulgação

Terça (17)

 

O último dia de Festival na serra terá Fernando Moura e Ary Dias (RJ), Fanta Konatê (Guiné), Jefferson Gonçalves convida Laudir de Oliveira (RJ) e, na Jam Session, Casa do Blues com De Blues em Quando com Raíssa Dantas (CE) e André de Sousa (PI).

 

Com uma voz que tem a beleza e força das divas africanas, a cantora e bailarina Fanta Konatê é quem fecha a sessão das 21h30 no último dia de Festival na serra. Fanta é de uma das famílias mais representativas da arte tradicional Malinkê, da Região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor Djembê e a música dos Griots. Tem um trabalho marcado pela originalidade e virtuosismo, referência mundial na arte Mandinga, com a tradição e contemporaneidade nos tambores ou no estilo jazzístico. Seu trabalho remete às raízes mais puras do Oeste Africano, em sua riqueza rítmica e harmoniosa que abrange todas as frequências, tons e cores. Acompanhada pela Troupe Djembedon, a artista conta com sua irmã Fadima Konatê em duetos de voz e dança, eventualmente também nos tambores, com grande destreza. A marcação dos passos das bailarinas pelo tambor djembê torna som e movimento uma única manifestação, telepática, simbiótica e muito vigorosa. Ao longo da carreira, Fanta Konatê foi coreógrafa e bailarina do Grupo Baratzil, professora do Teatro Escola Brincante, de Antônio Nóbrega, arte-educadora das ONGs Médicos sem Fronteiras e Enfants Refugiees du Monde com adolescentes de rua e refugiados de guerra.

 

Antes de Fanta Konatê, quem se apresenta na sessão das 21h30 é o carioca Fernando Moura e o baiano Ary Dias, do grupo A Cor do Som, sucesso nacional na virada dos anos 70 para os 80. Juntos, eles formam um duo não costumeiro de piano e percussão, criado em 2012, fruto das afinidades musicais da dupla e a decisão de explorá-las. O encontro rendeu o primeiro CD CosmeDamião e uma série de shows pelo Brasil, com direito a esticada em Paris. Dois anos depois do primeiro disco, a dupla lançou em 2014 o segundo CD, Pros Meninos.

 

Restaurante Basílico

15h – Café no Tom: Fernando Moura e Ary Dias (RJ)

Cidade Jazz & Blues

17h – Ensaio Aberto: Fanta Konatê (Guiné)

           Jazz ao Pôr do Sol: Jefferson Gonçalves convida Laudir de Oliveira (RJ)

21h30 – Show: Fernando Moura e Ary Dias (RJ)

               Show: Fanta Konatê (Guiné)

1h – Jam Session: Casa do Blues – De Blues em Quando com Raíssa Dantas (CE) e André de Sousa (PI)

 

AO PÔR DO SOL

 

Ao pôr do sol o Festival também tem uma programação especial na Cidade Jazz & Blues. Começa com o Ensaio Aberto de uma das atrações das 21h30, seguido de um super show de Rodrigo Cardozo (CE), Ellis Mário (CE), Villa-Lobos Injazz (RJ) e Jefferson Gonçalves convida Laudir de Oliveira (RJ), de sábado a terça, respectivamente.

 

O FESTIVAL DESCE A SERRA

 

Quando o Carnaval termina, é hora de voltar para Fortaleza, onde grandes shows que passaram por Guaramiranga aportam no Teatro Via Sul. Uma programação especial também estará na Rede Cuca, com oficinas e shows. A programação completa pode ser conferida no www.jazzeblues.com.br.

 

O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadores: Indaiá, Agrícola Famosa, Banco do Nordeste, Cagece e Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Meia Sola, C. Rolim, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Rede Cuca, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Coelce e GVT. É uma promoção do Diário do Nordeste e realização da Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura / Governo Federal.

 

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2015 – De 14 a 17.02 em Guaramiranga (CE). De 19 e 21.02  em Fortaleza (CE). Informações: www.jazzeblues.com.br.

 

 

VENDA DE INGRESSOS

 

Shows das 21h30 em Guaramiranga: Os ingressos podem ser adquiridos em Fortaleza até a quinta-feira (12) nas lojas Meia Sola. Acesse www.jazzeblues.com.br e saiba mais. Venda online de ingressos na Bilheteria Virtual (com taxa de serviço). No período do Carnaval os ingressos estarão à venda somente em Guaramiranga. Preços: R$40 (inteira) R$20 (meia). 

 

Shows no Teatro Via Sul em Fortaleza: À venda na bilheteria do Teatro. Preços: R$40 (inteira) R$20 (meia). Venda online no Ingresso.com (com taxa de serviço).

 

Para o acesso aos shows com a meia-entrada é necessária a apresentação de carteira de estudante ou documento que comprove idade a partir de 60 anos.

 

ENDEREÇOS

 

Guaramirnaga

Cidade Jazz & Blues – Rua Joaquim Alves Nogueira s/n – Centro

Restaurante Basílico – Praça do Teatro Rachel de Queiroz – Rua Joaquim Alves Nogueira s/n – Centro

Fortaleza

Teatro Via Sul – Av. Washington Soares, 4335 – Sapiranga. Tel: (85)3052.8027

Cuca Mondubim – R. Santa Marlúcia, s/n – Mondubim. Tel: (85)3499.0019

Cuca Barra  – Av. Pres. Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará. Tel: (85)3237.4488

Cuca Jangurussu – Av. Pres. Castelo Castro com Av. Contorno Leste – Jangurussu. Tel: (85)3444.6201 

 

 

Pin It

Related Posts