Rota das Artes proporciona integração social e conhecimento cultural

Rota das Artes proporciona integração social e conhecimento cultural

Atibaia - SP 28/04/2017 - A iniciativa de empreendedores de Bragança Paulista tem como objetivo levar cultura aos moradores da região, que não tem muito conhecimento sobre artes. Com aulas de cerâmica, moda, teatro, pintura, produção de música e artes visuais, os jovens bragantinos têm durante o ano contato com as mais diversas áreas culturais.



Artes, integração social e muito aprendizado, assim podemos definir o projeto Rota das Artes em Bragança Paulista. A iniciativa de empreendedores do Bairro da Serrinha tem como objetivo levar cultura aos moradores da região, que anualmente podem conferir ao lado de casa o Festival de Arte Serrinha, mas não tem muito conhecimento sobre artes. Com aulas de cerâmica, moda, teatro, pintura, produção de música e artes visuais, os jovens bragantinos têm durante o ano contato com as mais diversas áreas culturais, além de ocuparem os espaços culturais disponíveis na cidade, revitalizando o cenário cultural.

Patrocinado pelo Galpão Busca Vida através da Lei Rouanet, o projeto conta com artistas da região para ministrar as mais diversas oficinas, entre eles, a ceramista Marta Vaz . Com um forno para queima das peças no Casarão 2 Irmãos, a artista reuniu, em 2016, diversos alunos que puderam aprender como fazer itens de cerâmica em três etapas, a primeira foi a modelagem, seguida pelo engobe, biscoito e queima e para finalizar a esmaltação e queima do esmalte. "Acho legal a participação desses jovens no cenário cultural, vemos cidades com espaços de artes e museus milionários e a região em volta sem conhecimento algum. Na Serrinha, o projeto deu um upgrade nesta criançada, eles já sabem falar de estética de arte, já conhecem nomes de artistas importantes e já tiveram aulas com grandes artistas durante o projeto e no festival de artes. Essas pessoas estão realmente integradas com a arte local, fazem o mesmo curso que artistas do Brasil inteiro vem fazer", afirma a ceramista.

Para facilitar a locomoção dos jovens até os locais das oficinas, o projeto conta com uma perua, a "Busca Gente" que busca os adolescentes em pontos específicos do bairro e os levam até os centros culturais. "O projeto não dá somente a bolsa e o aluno que se vire, eles são adolescentes que não dirigem e o transporte público é ruim, por isso é oferecido transporte para todos", conta Marta.

Inspirada na Rota das Artes, Marta Vaz pretende estender o projeto para outros locais, como a área rural na qual está localizada o seu ateliê, na estrada entre Bragança Paulista e Itatiba. "A ideia é receber as pessoas gratuitamente e fazer uma preparação cultural. Quero fazer um trabalho com eles, ligado a origem e cotidiano na região, talvez com panelas de barro. É uma forma de trabalhar a socialização e a integração, abrir outros canais de relacionamento que não seja apenas a igreja e o bar, únicos pontos de encontro na região", planeja a ceramista.

Website: http://martavaz.com.br/

0 Responses to Rota das Artes proporciona integração social e conhecimento cultural

  1. Olá amigos da música!
    Só passei para dizer que já está aberto o nosso Sound City Estúdio, em Perdizes!
    Contamos com ótimos equipamentos (Line6, Hartke, Mapex, AKG, Yamaha etc) e uma estrutura bem agradável para receber todos vocês (lounge de recepção, som ambiente, interfone nas salas, etc).
    Mandem suas solicitações de ensaios!!
    Abraços e esperamos vê-los por aqui!
    Rua Apinajés, 1053, salão A.
    Fone : 11 99323 5151.
    Email: soundcityestudio@gmail.com

    Site:https://www.facebook.com/soundcityensaios/videos/vb.1248332658528488/1299558326739254/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/soundcityensaios/

    http://soundcityestudio.com.br/

    https://www.youtube.com/watch?v=8_Fo1fXpBZM

    TAGS
    Estúdio para Ensaio em São Paulo, estudio ensaio ,studio ensaio, estudios ensaio ,estúdios ensaio, estudios ensaios, estudio ensaios ,estúdio ensaios, estudio ensaios ,studio ensaios, estudios ensaios sp, studios ensaios sp, estúdios ensaios sp, estúdio de ensaio sao paulo, estudio de ensaio sao paulo, estudio de ensaios sao paulo ,studio de ensaio sao paulo, studios de ensaio sao paulo ,estúdio de ensaio são paulo, estúdios de ensaio são paulo ,garage, studio ,pompeia, studio garage ,estudio ensaio, perdizes, estudio ensaio lapa, nimbus studio ,estúdio espaço som, estudio teodoro sampaio, cardeal 2100, estudio de gravação , estudio de musica, estúdio de música, estúdio ensaio ,estudio para ensaio musical em ,studio de ensaio, estudios de ensaio, studio de som ,studio de audio, audio estudio, estúdio de áudio, fazer cd em estudio musical , estudio de ensaio, studio musical ,studio de gravação, estudio ensaio ,estudio para ensaio, produção musical, estudio gravação, estudios de gravação , estudio musica ,estúdio de gravação , estudio de gravacao ,estúdio de ensaio , equipamentos para estudio de gravação , estudio de som ,como montar um estudio de musica , estudio de gravaçao, estúdio musical ,estudio para gravação , estudio de ensaio musical ,estudio de audio , estúdios de gravação

  2. […] Jazz Day. De sexta (28.04) a domingo (30.04) às 20h. Ingressos: R$ 20 No Quintal da Mariana Tem Um Limoeiro. Rua Deputado Lacerda Franco, 344, […]

  3. Querida amiga Cândida Borges somos os MUSIQUINS
    MUSIQUINS – É UM DUO COMPOSTO POR PABLITO MORALES & DELMO BIUFORD.

  4. Luis Delcides disse:

    Ow, Flávio Becker! Estamos numa correria muito grande! Mas tentamos ter postagens frequentes.

    abraço

  5. becker disse:

    Oi,

    que texto interessante!

    Eu sei o quanto é complicado fazer posts frequentes!

    Tenho escrito sobre Gmail Entrar no icone-ppgcom.com.br

    Beijos!

  6. Gabriel disse:

    obrigado !! 🙂

  7. Luis Delcides disse:

    Sim, Gabriel! Acabei de conversar com a assessoria de imprensa do Evento e há meia-entrada!

  8. Gabriel disse:

    Tem meia ingresso ?

  9. […] Bobby McFerrin é atração da quinta edição do Festival de Música em Trancoso […]

  10. Vanesse disse:

    Material interessante.