Obra traz reflexão sobre a morte causada pela exclusão social e apresenta propostas para o resgate da dignidade de viver e morrer

Em “A morte social – Mistanásia e bioética”, o autor propõe uma análise sobre o conceito de mistanásia – a morte infeliz causada pela exclusão social

dino

O viver sofrido quase sempre leva a morrer fora do tempo ou antes da hora.

Bauru, São Paulo, 26/04/2017 –

Lançado pela PAULUS Editora, A morte social – Mistanásia e bioética é resultado do pós-doutorado do autor Luiz Antonio Lopes Ricci, que apresenta o conceito de mistanásia (morte social, precoce e evitável), pelo viés da bioética social, cotidiana, crítica, latino-americana e integrativa. Segundo o autor, a bioética, como ética aplicada, situada num contexto social injusto e plural, visa contribuir para a defesa e a promoção da vida humana, sobretudo, a vulnerada e exposta à possibilidade de morte mistanásica.

O livro está dividido em cinco capítulos, e, como ponto de partida, o autor discorre sobre o modo de ser latino-americano como ambiente favorável para o surgimento do conceito de mistanásia, seguido de uma proposta de mística para a bioética. Na sequência, são apresentados os cenários históricos que precederam o termo, e depois a apresentação do conceito, sua difusão e contribuição para o deslocamento de acento em bioética.

Para Luiz Antonio, por meio deste novo conceito, o Brasil tem algo novo a dizer ao mundo: “Assim como alargar o horizonte da reflexão com a ‘voz’ mistanásia, que pode ser integrada à sinfonia da bioética global, transnacional e plural, objetivando o bem viver, a justiça e a vida digna para os empobrecidos e vulnerados. Por essa razão, ao abordar questões vitais e centrais para uma vida digna e com qualidade, o conceito de mistanásia deve ser algo transversal na produção da bioética, não um tema isolado”, conclui.

Leo Pessini, professor Doutor no Programa de Bioética do Centro Universitário São Camilo e também responsável pela apresentação da obra, diz que o autor teve coragem de ousar ao propor uma nova visão bioética das questões de final da vida. “Não se trata da morte de alguém apenas, mas da morte de muitos que, antes de sua morte física, praticamente já estão mortos socialmente, numa sociedade que descarta as pessoas, principalmente as mais vulneráveis – do ponto de vista social –, como descarta coisas imprestáveis”, explica Leo.

Luiz Antonio Lopes Ricci é professor de Ética Teológica e Bioética na Faculdade João Paulo II (FAJOPA), em Marília (SP). Tem mestrado e doutorado em Teologia Moral, pela Pontifícia Universidade Lateranense – Academia Alfonsiana de Roma, e pós-doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. É sacerdote da diocese de Bauru (SP) e pároco da paróquia São Cristóvão.

Ficha Técnica
Título: A morte social – Mistanásia e bioética
Autor: Luiz Antonio Lopes Ricci
Coleção: Ethos
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 96

Assessoria de Imprensa
Roberta Molina
assessor.imprensa@paulus.com.br
11 5087-3634 / 11 9875-3050

Website: http://www.paulus.com.br

0 Responses to

  1. Olá amigos da música!
    Só passei para dizer que já está aberto o nosso Sound City Estúdio, em Perdizes!
    Contamos com ótimos equipamentos (Line6, Hartke, Mapex, AKG, Yamaha etc) e uma estrutura bem agradável para receber todos vocês (lounge de recepção, som ambiente, interfone nas salas, etc).
    Mandem suas solicitações de ensaios!!
    Abraços e esperamos vê-los por aqui!
    Rua Apinajés, 1053, salão A.
    Fone : 11 99323 5151.
    Email: soundcityestudio@gmail.com

    Site:https://www.facebook.com/soundcityensaios/videos/vb.1248332658528488/1299558326739254/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/soundcityensaios/

    http://soundcityestudio.com.br/

    https://www.youtube.com/watch?v=8_Fo1fXpBZM

    TAGS
    Estúdio para Ensaio em São Paulo, estudio ensaio ,studio ensaio, estudios ensaio ,estúdios ensaio, estudios ensaios, estudio ensaios ,estúdio ensaios, estudio ensaios ,studio ensaios, estudios ensaios sp, studios ensaios sp, estúdios ensaios sp, estúdio de ensaio sao paulo, estudio de ensaio sao paulo, estudio de ensaios sao paulo ,studio de ensaio sao paulo, studios de ensaio sao paulo ,estúdio de ensaio são paulo, estúdios de ensaio são paulo ,garage, studio ,pompeia, studio garage ,estudio ensaio, perdizes, estudio ensaio lapa, nimbus studio ,estúdio espaço som, estudio teodoro sampaio, cardeal 2100, estudio de gravação , estudio de musica, estúdio de música, estúdio ensaio ,estudio para ensaio musical em ,studio de ensaio, estudios de ensaio, studio de som ,studio de audio, audio estudio, estúdio de áudio, fazer cd em estudio musical , estudio de ensaio, studio musical ,studio de gravação, estudio ensaio ,estudio para ensaio, produção musical, estudio gravação, estudios de gravação , estudio musica ,estúdio de gravação , estudio de gravacao ,estúdio de ensaio , equipamentos para estudio de gravação , estudio de som ,como montar um estudio de musica , estudio de gravaçao, estúdio musical ,estudio para gravação , estudio de ensaio musical ,estudio de audio , estúdios de gravação

  2. […] Jazz Day. De sexta (28.04) a domingo (30.04) às 20h. Ingressos: R$ 20 No Quintal da Mariana Tem Um Limoeiro. Rua Deputado Lacerda Franco, 344, […]

  3. Querida amiga Cândida Borges somos os MUSIQUINS
    MUSIQUINS – É UM DUO COMPOSTO POR PABLITO MORALES & DELMO BIUFORD.

  4. Luis Delcides Luis Delcides disse:

    Ow, Flávio Becker! Estamos numa correria muito grande! Mas tentamos ter postagens frequentes.

    abraço

  5. becker disse:

    Oi,

    que texto interessante!

    Eu sei o quanto é complicado fazer posts frequentes!

    Tenho escrito sobre Gmail Entrar no icone-ppgcom.com.br

    Beijos!

  6. Gabriel disse:

    obrigado !! 🙂

  7. Luis Delcides Luis Delcides disse:

    Sim, Gabriel! Acabei de conversar com a assessoria de imprensa do Evento e há meia-entrada!

  8. Gabriel disse:

    Tem meia ingresso ?

  9. […] Bobby McFerrin é atração da quinta edição do Festival de Música em Trancoso […]

  10. Vanesse disse:

    Material interessante.