Exposição sobre a cultura caipira inaugura Espaço Artístico da Câmara de Cordeirópolis

Exposição sobre a cultura caipira inaugura Espaço Artístico da Câmara de Cordeirópolis

Cordeirópolis, SP 09/05/2017 - Mostra Porta, Porteira e Portão, que tem recursos do ProAC, pode ser vista de 10 de maio a 16 de junho no interior paulista



A Câmara Municipal de Cordeirópolis recebe, a partir de quarta-feira, 10 de maio, a exposição itinerante Porta, Porteira e Portão: Modos de "Falarrr" e Costumes do "Interiorrr". A mostra é realizada por meio do Edital de Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP). As visitas gratuitas seguem até 16 de junho.

A exposição inaugura o Espaço Artístico Cultural da Câmara, que está em novo prédio há três meses. O encerramento da mostra coincide com o aniversário de 69 anos da cidade. "Com a recente implantação da Câmara Participativa, a atual mesa-diretora quer, cada vez mais, que a Casa funcione como espaço para a população. Por isso, daremos incentivo total às iniciativas em prol da cultura e da educação", diz o presidente do Legislativo de Cordeirópolis, vereador Laerte Lourenço (PMDB).

Porta, Porteira e Portão reúne painéis, placas interativas e objetos que abordam temas como música, literatura, religião, festas, culinária e folclore, com a intenção de resgatar o estilo de vida no interior e demonstrar que a cultura caipira se reinventou com o passar dos anos. A curadoria é assinada pelo museólogo Rodrigo Santos e pela historiadora Renata Gava, da Engenho Cultural Assessoria e Consultoria.

O museólogo Rodrigo Santos lembra que a mostra quebra estigmas da cultura caipira e reforça a sua importância. "Muitas pessoas que moram hoje na cidade grande nasceram na roça e vieram para a cidade, com o êxodo rural. A exposição permite relembrar a forma como viviam nossos avós, tios e pais, além da nossa própria infância. Ela desperta o orgulho caipira, tão forte no interior do Estado e ainda presente em todo o país."

Para Renata Gava, os objetos selecionados também permitem que o público mais jovem, em plena época tecnológica, entre em contato com a história. "Para muitas pessoas, é difícil imaginar que décadas atrás se usava pilão de madeira e moedor de manivela para o preparo dos alimentos e, ainda, as roupas eram passadas com ferro a brasa. O nosso trabalho é o de recuperar e difundir a memória, a identidade e a história do povo caipira e da sua cultura", informa.

Uma instalação mescla fitas de cetim coloridas e os antigos monóculos fotográficos. Nela, há uma seleção de 15 imagens, do acervo da Casa da Cultura de Cascalho. Entre as fotografias em preto e branco estão de importantes pontos da cidade, como a avenida Presidente Vargas, Cine Paulista, Cordeiro Clube, Estação Ferroviária, praça Orlando Stocco, assim como o bairro de Cascalho.

O espaço expositivo foi concebido fazendo alusão a estruturas de portas, portões e porteiras de madeira rústica. Além da utilização de artesanato local, há gaiolas e símbolos referenciais do interior paulista, com uma leitura contemporânea. Uma tela em branco instiga: "quais expressões, simpatias e ditos populares você conhece?". Nela, o visitante pode escrever o que vem à mente.

A exposição traz também curiosidades sobre remédios e benzedeiras, informações sobre as histórias de saci-pererê, curupira, lobisomem, além de expressões da tradição oral caipira. Os visitantes podem levar filipetas para a casa e as crianças que fizerem visitas em grupo, agendadas por escolas, recebem uma cartilha com caça-palavras, código secreto, jogo dos sete erros e desenhos para colorir.

Inicialmente, a itinerância da mostra estava prevista para a Casa da Cultura de Cascalho, mas a Associação Trevisani Nel Mondo, que mantém o espaço, solicitou a realização na Câmara de Cordeirópolis, já que as instituições firmaram parceria para o fomento da cultura no município. "Constatamos, também, que o espaço físico seria mais adequado para receber a exposição e os visitantes. Exposição esta muito importante para a cidade de Cordeirópolis", diz Delba Jussara Celotti, responsável pelo atendimento ao visitante na Casa da Cultura de Cascalho.

Desenvolvida especialmente para a região de Campinas, a mostra contempla seis cidades. O primeiro espaço a receber o material foi o Cedoc (Centro de Documentação Histórica) da Fundação Romi, em Santa Bárbara d"Oeste, entre fevereiro e março. Depois disso, a exposição esteve em Campinas, no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, no distrito de Joaquim Egídio, de 30 de março a 7 de maio. Os parceiros locais da exposição são a Prefeitura de Cordeirópolis e a Associação Trevisani Nel Mondo.

SERVIÇO – "Porta, Porteira e Portão: Modos de 'Falarrr' e Costumes do 'Interiorrr'". De 10 de maio a 16 de junho, na Câmara Municipal de Cordeirópolis (rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet). Visitas de segunda a sexta, das 8h às 17h. Entrada gratuita. Informações e agendamentos para visitas em grupo: (19) 3546-9090.

0 Responses to Exposição sobre a cultura caipira inaugura Espaço Artístico da Câmara de Cordeirópolis

  1. Olá amigos da música!
    Só passei para dizer que já está aberto o nosso Sound City Estúdio, em Perdizes!
    Contamos com ótimos equipamentos (Line6, Hartke, Mapex, AKG, Yamaha etc) e uma estrutura bem agradável para receber todos vocês (lounge de recepção, som ambiente, interfone nas salas, etc).
    Mandem suas solicitações de ensaios!!
    Abraços e esperamos vê-los por aqui!
    Rua Apinajés, 1053, salão A.
    Fone : 11 99323 5151.
    Email: soundcityestudio@gmail.com

    Site:https://www.facebook.com/soundcityensaios/videos/vb.1248332658528488/1299558326739254/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/soundcityensaios/

    http://soundcityestudio.com.br/

    https://www.youtube.com/watch?v=8_Fo1fXpBZM

    TAGS
    Estúdio para Ensaio em São Paulo, estudio ensaio ,studio ensaio, estudios ensaio ,estúdios ensaio, estudios ensaios, estudio ensaios ,estúdio ensaios, estudio ensaios ,studio ensaios, estudios ensaios sp, studios ensaios sp, estúdios ensaios sp, estúdio de ensaio sao paulo, estudio de ensaio sao paulo, estudio de ensaios sao paulo ,studio de ensaio sao paulo, studios de ensaio sao paulo ,estúdio de ensaio são paulo, estúdios de ensaio são paulo ,garage, studio ,pompeia, studio garage ,estudio ensaio, perdizes, estudio ensaio lapa, nimbus studio ,estúdio espaço som, estudio teodoro sampaio, cardeal 2100, estudio de gravação , estudio de musica, estúdio de música, estúdio ensaio ,estudio para ensaio musical em ,studio de ensaio, estudios de ensaio, studio de som ,studio de audio, audio estudio, estúdio de áudio, fazer cd em estudio musical , estudio de ensaio, studio musical ,studio de gravação, estudio ensaio ,estudio para ensaio, produção musical, estudio gravação, estudios de gravação , estudio musica ,estúdio de gravação , estudio de gravacao ,estúdio de ensaio , equipamentos para estudio de gravação , estudio de som ,como montar um estudio de musica , estudio de gravaçao, estúdio musical ,estudio para gravação , estudio de ensaio musical ,estudio de audio , estúdios de gravação

  2. […] Jazz Day. De sexta (28.04) a domingo (30.04) às 20h. Ingressos: R$ 20 No Quintal da Mariana Tem Um Limoeiro. Rua Deputado Lacerda Franco, 344, […]

  3. Querida amiga Cândida Borges somos os MUSIQUINS
    MUSIQUINS – É UM DUO COMPOSTO POR PABLITO MORALES & DELMO BIUFORD.

  4. Luis Delcides disse:

    Ow, Flávio Becker! Estamos numa correria muito grande! Mas tentamos ter postagens frequentes.

    abraço

  5. becker disse:

    Oi,

    que texto interessante!

    Eu sei o quanto é complicado fazer posts frequentes!

    Tenho escrito sobre Gmail Entrar no icone-ppgcom.com.br

    Beijos!

  6. Gabriel disse:

    obrigado !! 🙂

  7. Luis Delcides disse:

    Sim, Gabriel! Acabei de conversar com a assessoria de imprensa do Evento e há meia-entrada!

  8. Gabriel disse:

    Tem meia ingresso ?

  9. […] Bobby McFerrin é atração da quinta edição do Festival de Música em Trancoso […]

  10. Vanesse disse:

    Material interessante.