Caruaru, a Capital do Forró, terá São João descentralizado

Caruaru, a Capital do Forró, terá São João descentralizado

16/05/2017 - Serão mais de 400 atrações entre os dias 03 e 29 de junho em Pernambuco. Nomes como Gusttavo Lima, Aviões do Forró, Bruno e Marrone, Alceu Valença e Flávio José fazem parte da programação que terá 17 palcos espalhados pela cidade



Caruaru, a maior cidade do agreste pernambucano, localizada a cerca de 130 km de distância da capital estadual, Recife, se prepara para promover mais uma edição da tradicional festa que marca o período junino, o que já rendeu ao município o título de "Capital do Forró". Com a ideia de aliar tradição e modernidade, valorizando todas as linguagens culturais, a programação da festa, totalmente descentralizada, foi divulgada na última segunda-feira (15), em Pau Santo, uma comunidade da zona rural da cidade. Entre os artistas, grandes nomes da cena regional e nacional, como Gusttavo Lima, Aviões do Forró, Elba Ramalho, Bruno e Marrone, Alceu Valença, Flávio José e muito mais. O ciclo junino em Caruaru acontece entre 3 e 29 de junho, com mais de 400 atrações e um total de 17 polos.

A prefeita do município, Raquel Lyra, aposta no sucesso da edição 2017 da festa. "Essa é a maior manifestação cultural do interior do Nordeste e será realizada da melhor forma possível, de um jeito que Caruaru nunca viu", garante. A programação do evento conta, ainda, com o tradicional Festival de Comidas Gigantes, que já começa no próximo dia 27 de maio e traz 28 variedades culinárias da região.

De acordo com a prefeita, o objetivo é promover um evento transparente, participativo e descentralizado, que consolide definitivamente Caruaru como a Capital do Forró e, também, provoque geração de renda para a cidade. E esta edição já se inicia com números expressivos não só a nível cultural. Na economia, a expectativa é que sejam movimentados mais de R$ 200 milhões e mais de 6 mil empregos diretos e indiretos já foram gerados. Durante os dias de festa, cerca de 2,5 milhões de pessoas passam pela cidade e a rede hoteleira tem mais de 97% de ocupação nos finais de semana. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade é uma das prioridades desta edição

Polos e atrações

O Pátio do Forró (Pátio de Eventos Luiz Gonzaga) se consolida como um point da juventude com atrações nacionais como Fulô de Mandacaru, Bruno e Marrone, Cavaleiros do Forró, Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Bell Marques, Aviões do Forró, Gabriel Diniz, Dorgival Dantas e Batista Lima, além de nomes consagrados da música nordestina como Alceu Valença, Flávio José, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Petrúcio Amorim e Alcymar Monteiro.

Entre as novidades deste ano, está o São João da Roça, que vai resgatar a magia da festa na zona rural, por onde passarão nomes como Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Amazan e Josildo Sá. Também foi criado o Polo Azulão, que trará um som mais alternativo para a Capital do Forró. Lenine (24), Almério (10), Eddie (17), Chico César e Siba (25), Devotos (22), Junio Barreto (23), Rosário Apressado (16) e Riá Oliveira (09) são algumas das atrações escaladas.

O projeto Som da Rural, um veículo sonoro criado pelo produtor e apresentador Roger de Renor, estaciona em Caruaru entre os dias 22 e 25 de junho, prometendo a participação de muitos convidados, muita música e poesia.

Também haverá o São João de Rua, que será realizado em quatro bairros da cidade, como um resgate das festas de rua que deram início ao que hoje é conhecido como o Maior e Melhor São João do Mundo. Na Estação Ferroviária da cidade, quatro polos de animação formam um espaço reservado para toda a família, com restaurantes, feira de artesanato, apresentação de quadrilhas juninas, além de shows.

No famoso Alto do Moura, no Polo Mestre Vitalino, o melhor do São João tradicional será representado por nomes do forró pé de serra e das bandas de pífanos. Já no Polo Mestre Galdino, localizado na Praça do Artesão, manifestações culturais da região como Mazurca, Reisado, Maracatu e Bumba Meu Boi apresentam-se nos dias 22, 23, 24 e 25.

Edital – Para democratizar e tornar ainda mais transparente a contratação de artistas, a Prefeitura realizou, este ano, um edital que recebeu 648 propostas. Foram aprovados 596 artistas.

Marca - Para um novo modo de cuidar da cidade, uma nova marca. O São João, que é a principal festa de Caruaru, em 2017, tem uma marca que une um dos maiores artistas brasileiros com o Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco. O designer Ronaldo Fraga, embaixador da cultura brasileira para o mundo, uniu-se aos coletivos caruaruenses para debruçar-se sobre a grandeza que é a maior festa nordestina. O resultado foi a produção de uma estampa inspirada nas quadrilhas juninas vistas pelo alto, que se transformou num xadrez, elemento característico da nossa festa.

Homenageados - Pensando na riqueza cultural da cidade, a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, selecionou quatro homenageados no São João 2017: o jornalista e escritor José Condé; o artista plástico Gineton Magalhães, ambos in memoriam; a cantora Joana Angélica e a atriz e diretora Arary Marrocos.

Gastronomia/ Comidas Juninas – A partir de 27 de maio, toda a cidade estará envolvida com o Festival de Comidas Gigantes que trará 28 pratos típicos da região. Caruaruenses e visitantes poderão se deliciar com pratos gigantes de Cuscuz, Bolo de Milho, Pé de Moleque, entre outras iguarias. Além disso, o polo gastronômico da cidade contempla lugares como o Alto do Moura, Rua da Má Fama e a Feira de Artesanato.

São João sustentável - Durante os festejos, uma série de ações vai despertar o olhar das pessoas para as questões sustentáveis. Entre as principais atividades programadas estão: o plantio de mudas para compensar a pegada de carbono, campanha de educação ambiental com foco em água, energia e resíduos, instalação de um microgerador de energia fotovoltaica e muito mais.

Acolhimento às crianças – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estará realizando trabalho de orientação a turistas e à população em geral referente à garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Acessibilidade – No Pátio de Eventos, além do camarote exclusivo para portadores de necessidades especiais, estarão intérpretes de Libras traduzindo tudo o que acontece no palco. Outro ponto importante é a instalação de banheiros adaptados nos polos de animação.

0 Responses to Caruaru, a Capital do Forró, terá São João descentralizado

  1. Olá amigos da música!
    Só passei para dizer que já está aberto o nosso Sound City Estúdio, em Perdizes!
    Contamos com ótimos equipamentos (Line6, Hartke, Mapex, AKG, Yamaha etc) e uma estrutura bem agradável para receber todos vocês (lounge de recepção, som ambiente, interfone nas salas, etc).
    Mandem suas solicitações de ensaios!!
    Abraços e esperamos vê-los por aqui!
    Rua Apinajés, 1053, salão A.
    Fone : 11 99323 5151.
    Email: soundcityestudio@gmail.com

    Site:https://www.facebook.com/soundcityensaios/videos/vb.1248332658528488/1299558326739254/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/soundcityensaios/

    http://soundcityestudio.com.br/

    https://www.youtube.com/watch?v=8_Fo1fXpBZM

    TAGS
    Estúdio para Ensaio em São Paulo, estudio ensaio ,studio ensaio, estudios ensaio ,estúdios ensaio, estudios ensaios, estudio ensaios ,estúdio ensaios, estudio ensaios ,studio ensaios, estudios ensaios sp, studios ensaios sp, estúdios ensaios sp, estúdio de ensaio sao paulo, estudio de ensaio sao paulo, estudio de ensaios sao paulo ,studio de ensaio sao paulo, studios de ensaio sao paulo ,estúdio de ensaio são paulo, estúdios de ensaio são paulo ,garage, studio ,pompeia, studio garage ,estudio ensaio, perdizes, estudio ensaio lapa, nimbus studio ,estúdio espaço som, estudio teodoro sampaio, cardeal 2100, estudio de gravação , estudio de musica, estúdio de música, estúdio ensaio ,estudio para ensaio musical em ,studio de ensaio, estudios de ensaio, studio de som ,studio de audio, audio estudio, estúdio de áudio, fazer cd em estudio musical , estudio de ensaio, studio musical ,studio de gravação, estudio ensaio ,estudio para ensaio, produção musical, estudio gravação, estudios de gravação , estudio musica ,estúdio de gravação , estudio de gravacao ,estúdio de ensaio , equipamentos para estudio de gravação , estudio de som ,como montar um estudio de musica , estudio de gravaçao, estúdio musical ,estudio para gravação , estudio de ensaio musical ,estudio de audio , estúdios de gravação

  2. […] Jazz Day. De sexta (28.04) a domingo (30.04) às 20h. Ingressos: R$ 20 No Quintal da Mariana Tem Um Limoeiro. Rua Deputado Lacerda Franco, 344, […]

  3. Querida amiga Cândida Borges somos os MUSIQUINS
    MUSIQUINS – É UM DUO COMPOSTO POR PABLITO MORALES & DELMO BIUFORD.

  4. Luis Delcides disse:

    Ow, Flávio Becker! Estamos numa correria muito grande! Mas tentamos ter postagens frequentes.

    abraço

  5. becker disse:

    Oi,

    que texto interessante!

    Eu sei o quanto é complicado fazer posts frequentes!

    Tenho escrito sobre Gmail Entrar no icone-ppgcom.com.br

    Beijos!

  6. Gabriel disse:

    obrigado !! 🙂

  7. Luis Delcides disse:

    Sim, Gabriel! Acabei de conversar com a assessoria de imprensa do Evento e há meia-entrada!

  8. Gabriel disse:

    Tem meia ingresso ?

  9. […] Bobby McFerrin é atração da quinta edição do Festival de Música em Trancoso […]

  10. Vanesse disse:

    Material interessante.