A Dança do Ventre em Campinas e Região se beneficia dos festivais de Vinhedo.

A Dança do Ventre em Campinas e Região se beneficia dos festivais de Vinhedo.

Campinas, SP 11/10/2013 - No interior de São Paulo, a região de Campinas tem se tornando um polo de dança do ventre. A região conta, além de muitas professoras, bailarinas e alunas, com muitos teatros e casas de shows que tem sido palco de excelentes festivais de dança do ventre. Neste cenário, Vinhedo tem se destacado com seu Festival Popular que tem servido para divulgar a dança do ventre e a cultura árabe na região.




O Festival Popular de Arte & Cultura de Vinhedo, que esse ano ocorre nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 01, 07, 08 e 15 de dezembro, tem servido de base para a divulgação da cultura árabe na região metropolitana de Campinas através da dança do ventre. Organizado e patrocinado pela prefeitura municipal de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o festival acontece anualmente no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus e dura vários finais de semana. Com estilos de dança que vão do Ballet ao jazz, passando pelo hip hop e a capoeira, o Festival é um sucesso entre os moradores.
Dentre as diferentes modalidades, a dança do ventre chama especial atenção por ser uma dança considerada exótica para os leigos. "Apesar da recente exposição da dança do ventre na mídia devido às novelas, esse é um estilo de dança ainda longe da realidade da maioria pessoas no dia a dia, por isso elas ficam tão curiosas e vislumbradas com os espetáculos." explica Daniele de Camargo, coreografa e organizadora dos espetáculos de dança do ventre em Vinhedo nos dois últimos anos.

Em 2012 o teatro ficou lotado nos dois dias de apresentação e em 2011 não foi diferente.
Todo esse sucesso não é por acaso. O projeto cultural de Vinhedo vem de longa data. A prefeitura investe em instalações, material de apoio, equipes de suporte e professores. Todas as aulas são de graça e abertas para todos os moradores. Só em dança de ventre são mais de 250 alunas. Até mesmo os convites para os espetáculos são oferecidos gratuitamente à população. Outra preocupação é quanto à qualidade do corpo docente. Nos últimos oito anos a coordenação do núcleo de dança do ventre ficou sob a responsabilidade das excelentes bailarinas e professoras: Crys Franchi (2006 a 2008), Érika Bérgamo (2009 e 2010), Daniele de Camargo (2011 e 2012) e Kamila Mesquita (atual professora). Além de ensinar dança do ventre, essas profissionais ensinam também um pouco da cultura árabe, que as alunas acabam disseminando em casa. Assim, o espetáculo no final do ano é a coroação de um trabalho de vários meses. "Os familiares ficam ansiosos para ver suas irmãs, filhas, esposas, namoradas, vizinhas, mães, tias e até avós dançando." comenta Dani, como prefere ser chamada.

Esse efeito multiplicador acaba ultrapassando os limites de Vinhedo e chegando em cidades como Campinas, Valinhos, Indaiatuba, Paulínia, Sumaré, Louveira e demais cidades da região, que ainda carecem de eventos sistemáticos dessa magnitude voltados para a Dança do Ventre. Nestas cidades a dança oriental árabe tem se desenvolvido fortemente, contando com excelentes bailarinas e professoras, que organizam espetáculos de alta qualidade ao longo do ano. Porém, Vinhedo têm se destacado não só pela qualidade, mas também pelo tamanho, constância e principalmente o acesso gratuito, que permite que centenas de pessoas entrem em contato com a dança do ventre anualmente.
Com um público de mais de 500 pessoas, em 2011 os espectadores foram convidados a embarcar na história das "Mil e Uma Noites". As coreografias contaram a história de Sherazade e de como ela fez para salvar a vida de todas as mulheres do reino.
"As mil e uma noites conta a história de um rei traído, que mata a esposa infiel e seu amante e que a partir daquele dia, casa-se todas as noites e mata cada nova esposa no dia seguinte. Ao chegar a vez de Sherazade, ela, para proteger a si, a irmã e todas as mulheres do reino, bola um inteligente plano. Todas as noites ela conta uma história diferente ao rei, porém ela começa a história em uma noite e só a termina na noite seguinte. As histórias são tão incríveis e cativantes que o rei não consegue mandar mata-la, pois sempre está fascinado e curioso para saber o desfecho de cada historia. Terminando uma história, Sherazade já engatava outra. Assim, se passaram as mil e uma noites, quando o rei percebeu que Sherazade havia lhe dado uma linda família e inundado seu coração de amor. Os dois se casaram novamente e viveram felizes para sempre..." esclarece Dani, sem esconder a empolgação ao contar a historia.
Em 2012, o público viajou pelas mitologias grega e romana com o espetáculo "Mulheres, Mitos & Deusas", que transmitiu a ideia do poder do feminino e convidou todos a uma reflexão sobre a diversidade e a complexidade das mulheres. Segundo Daniele, ao falarmos de deusas como Afrodite, Atenas, Gaia, Hemera, Artemis, Héstia, Hera, Anfitrite, Têmis, Deméter, Vênus, Iris, Freya, Dakni, Fênix, Pandora, dentre outras, podemos ver a nós mesmas de uma nova perspectiva, inteiramente feminina. E a dança de ventre é perfeita para isso, pois quer dança mais feminina do que essa?

Este ano, a professora Kamila nos brindará com o tema "Flores". Não deixem de prestigiar. Maiores informações no portal da prefeitura de Vinhedo.
http://www.vinhedo.sp.gov.br/

Para quem perdeu, os espetáculos podem ser vistos em:

"As Mil e Uma Noites"
http://www.danicamargo.com/eventos/2011-festival-vinhedo

"Mulheres, Mitos & Deusas"
http://www.danicamargo.com/eventos/2012fv


Sobre Dani Camargo
Atua como professora, bailarina e coreógrafa de Dança do Ventre desde 2002. Experiência de mais 10 anos em prática pedagógica do ensino de dança do ventre, incluindo organização de eventos e espetáculos.
Para saber mais sobre as diversas maneiras que você pode aprender dança do ventre, a dança oriental, e como transformar a atividade física em um evento especial, divertido e emocionante, visite seu site em
http://www.danicamargo.com
Texto: Adilah Anan, direto da redação.
adilahanan@live.com

Website: http://www.danicamargo.com

0 Responses to A Dança do Ventre em Campinas e Região se beneficia dos festivais de Vinhedo.

  1. Olá amigos da música!
    Só passei para dizer que já está aberto o nosso Sound City Estúdio, em Perdizes!
    Contamos com ótimos equipamentos (Line6, Hartke, Mapex, AKG, Yamaha etc) e uma estrutura bem agradável para receber todos vocês (lounge de recepção, som ambiente, interfone nas salas, etc).
    Mandem suas solicitações de ensaios!!
    Abraços e esperamos vê-los por aqui!
    Rua Apinajés, 1053, salão A.
    Fone : 11 99323 5151.
    Email: soundcityestudio@gmail.com

    Site:https://www.facebook.com/soundcityensaios/videos/vb.1248332658528488/1299558326739254/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/soundcityensaios/

    http://soundcityestudio.com.br/

    https://www.youtube.com/watch?v=8_Fo1fXpBZM

    TAGS
    Estúdio para Ensaio em São Paulo, estudio ensaio ,studio ensaio, estudios ensaio ,estúdios ensaio, estudios ensaios, estudio ensaios ,estúdio ensaios, estudio ensaios ,studio ensaios, estudios ensaios sp, studios ensaios sp, estúdios ensaios sp, estúdio de ensaio sao paulo, estudio de ensaio sao paulo, estudio de ensaios sao paulo ,studio de ensaio sao paulo, studios de ensaio sao paulo ,estúdio de ensaio são paulo, estúdios de ensaio são paulo ,garage, studio ,pompeia, studio garage ,estudio ensaio, perdizes, estudio ensaio lapa, nimbus studio ,estúdio espaço som, estudio teodoro sampaio, cardeal 2100, estudio de gravação , estudio de musica, estúdio de música, estúdio ensaio ,estudio para ensaio musical em ,studio de ensaio, estudios de ensaio, studio de som ,studio de audio, audio estudio, estúdio de áudio, fazer cd em estudio musical , estudio de ensaio, studio musical ,studio de gravação, estudio ensaio ,estudio para ensaio, produção musical, estudio gravação, estudios de gravação , estudio musica ,estúdio de gravação , estudio de gravacao ,estúdio de ensaio , equipamentos para estudio de gravação , estudio de som ,como montar um estudio de musica , estudio de gravaçao, estúdio musical ,estudio para gravação , estudio de ensaio musical ,estudio de audio , estúdios de gravação

  2. […] Jazz Day. De sexta (28.04) a domingo (30.04) às 20h. Ingressos: R$ 20 No Quintal da Mariana Tem Um Limoeiro. Rua Deputado Lacerda Franco, 344, […]

  3. Querida amiga Cândida Borges somos os MUSIQUINS
    MUSIQUINS – É UM DUO COMPOSTO POR PABLITO MORALES & DELMO BIUFORD.

  4. Luis Delcides disse:

    Ow, Flávio Becker! Estamos numa correria muito grande! Mas tentamos ter postagens frequentes.

    abraço

  5. becker disse:

    Oi,

    que texto interessante!

    Eu sei o quanto é complicado fazer posts frequentes!

    Tenho escrito sobre Gmail Entrar no icone-ppgcom.com.br

    Beijos!

  6. Gabriel disse:

    obrigado !! 🙂

  7. Luis Delcides disse:

    Sim, Gabriel! Acabei de conversar com a assessoria de imprensa do Evento e há meia-entrada!

  8. Gabriel disse:

    Tem meia ingresso ?

  9. […] Bobby McFerrin é atração da quinta edição do Festival de Música em Trancoso […]

  10. Vanesse disse:

    Material interessante.