A Coordenação Pedagógica em Questão: Diálogos nos Círculos de Debates

A Coordenação Pedagógica em Questão: Diálogos nos Círculos de Debates

04/05/2017 - Obra de Elisabete Ferreira Esteves Campos



A coordenação pedagógica tem um papel fundamental para os estudantes e principalmente para os professores. Para ser bem-sucedida, a coordenação exige saberes pedagógicos da docência, além de liderança e compreensão de contextos práticos e teóricos. Elisabete Ferreira Esteves Campos criou a obra A Coordenação Pedagógica em Questão: Diálogos nos Círculos de Debates, a partir de diálogos com um grupo de professoras que assumiu a coordenação pedagógica de escolas públicas, no desenvolvimento de uma pesquisa-ação.

Foram destacados pela autora os desafios enfrentados pelas professoras coordenadoras em seu cotidiano que, ao ser analisado coletivamente, revelou caminhos e possibilidades na construção de uma práxis que opera e transforma o universo escolar. Os desafios enfrentados no desempenho da coordenação pedagógica, os caminhos e possibilidades para a gradativa construção de um processo educativo de melhor qualidade, são discutidos tendo em vista um trabalho coletivo e emancipador.

Ao enfrentar a complexidade da tarefa de coordenação pedagógica na escola, a obra nos indica que esta tarefa pressupõe direcionar, supervisionar e desencadear processos de autoformação continuada, sempre na perspectiva coletiva, e em condições de dignidade profissional: com tempo/espaço e salário adequados para a formação em serviço. Cabe, portanto, à coordenação pedagógica organizar espaços, tempos e processos que considerem que as práticas educativas e pedagógicas só poderão ser transformadas a partir da compreensão dos pressupostos teóricos que as organizam e das condições dadas historicamente.

Esta obra vem realçar algo fundamental, qual seja: a tarefa pedagógica na escola pode e deve funcionar como a interlocutora interpretativa das teorias implícitas nas práxis e como a mediadora de sua transformação, para fins cada vez mais emancipatórios.

Sobre a autora:
Elisabete Ferreira Esteves Campos é pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi docente na Educação Básica, atuou na Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de São Bernardo do Campo e assumiu a chefia da Seção de Educação Básica. Participou de grupos de pesquisa, incluindo o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Educadores, da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora do Centro Universitário da Fundação Santo André, assume aulas em cursos de pós-graduação como professora convidada e integra o Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas: Pesquisa e Formação, da Universidade Católica de Santos.

Ficha Técnica
Editora: Paco Editorial
Autor: Elisabete Ferreira Esteves Campos
Páginas: 228
Formato: 14x21 cm
ISBN: 9788546201969

Website: https://www.pacolivros.com.br/A_Coordenacao_Pedagogica_em_Questao/prod-4054972/

0 Responses to A Coordenação Pedagógica em Questão: Diálogos nos Círculos de Debates

  1. Olá amigos da música!
    Só passei para dizer que já está aberto o nosso Sound City Estúdio, em Perdizes!
    Contamos com ótimos equipamentos (Line6, Hartke, Mapex, AKG, Yamaha etc) e uma estrutura bem agradável para receber todos vocês (lounge de recepção, som ambiente, interfone nas salas, etc).
    Mandem suas solicitações de ensaios!!
    Abraços e esperamos vê-los por aqui!
    Rua Apinajés, 1053, salão A.
    Fone : 11 99323 5151.
    Email: soundcityestudio@gmail.com

    Site:https://www.facebook.com/soundcityensaios/videos/vb.1248332658528488/1299558326739254/?type=3&theater

    https://www.facebook.com/soundcityensaios/

    http://soundcityestudio.com.br/

    https://www.youtube.com/watch?v=8_Fo1fXpBZM

    TAGS
    Estúdio para Ensaio em São Paulo, estudio ensaio ,studio ensaio, estudios ensaio ,estúdios ensaio, estudios ensaios, estudio ensaios ,estúdio ensaios, estudio ensaios ,studio ensaios, estudios ensaios sp, studios ensaios sp, estúdios ensaios sp, estúdio de ensaio sao paulo, estudio de ensaio sao paulo, estudio de ensaios sao paulo ,studio de ensaio sao paulo, studios de ensaio sao paulo ,estúdio de ensaio são paulo, estúdios de ensaio são paulo ,garage, studio ,pompeia, studio garage ,estudio ensaio, perdizes, estudio ensaio lapa, nimbus studio ,estúdio espaço som, estudio teodoro sampaio, cardeal 2100, estudio de gravação , estudio de musica, estúdio de música, estúdio ensaio ,estudio para ensaio musical em ,studio de ensaio, estudios de ensaio, studio de som ,studio de audio, audio estudio, estúdio de áudio, fazer cd em estudio musical , estudio de ensaio, studio musical ,studio de gravação, estudio ensaio ,estudio para ensaio, produção musical, estudio gravação, estudios de gravação , estudio musica ,estúdio de gravação , estudio de gravacao ,estúdio de ensaio , equipamentos para estudio de gravação , estudio de som ,como montar um estudio de musica , estudio de gravaçao, estúdio musical ,estudio para gravação , estudio de ensaio musical ,estudio de audio , estúdios de gravação

  2. […] Jazz Day. De sexta (28.04) a domingo (30.04) às 20h. Ingressos: R$ 20 No Quintal da Mariana Tem Um Limoeiro. Rua Deputado Lacerda Franco, 344, […]

  3. Querida amiga Cândida Borges somos os MUSIQUINS
    MUSIQUINS – É UM DUO COMPOSTO POR PABLITO MORALES & DELMO BIUFORD.

  4. Luis Delcides disse:

    Ow, Flávio Becker! Estamos numa correria muito grande! Mas tentamos ter postagens frequentes.

    abraço

  5. becker disse:

    Oi,

    que texto interessante!

    Eu sei o quanto é complicado fazer posts frequentes!

    Tenho escrito sobre Gmail Entrar no icone-ppgcom.com.br

    Beijos!

  6. Gabriel disse:

    obrigado !! 🙂

  7. Luis Delcides disse:

    Sim, Gabriel! Acabei de conversar com a assessoria de imprensa do Evento e há meia-entrada!

  8. Gabriel disse:

    Tem meia ingresso ?

  9. […] Bobby McFerrin é atração da quinta edição do Festival de Música em Trancoso […]

  10. Vanesse disse:

    Material interessante.