Jazz Sinfônica de Diadema aguarda uma resposta

by • 28 de junho de 2013 • textosComments (2)730

  Apenas um sim ou não. Os músicos da banda aguardam ansiosamente pela resposta do Secretário Municipal de Cultura de Diadema.  
Banda Jazz Sinfônica de Diadema não recebe mais incentivos financeiros da Prefeitura de Diadema - foto: divulgação

Banda Jazz Sinfônica de Diadema não recebe mais incentivos financeiros da Prefeitura de Diadema - foto: divulgação

Tantas apresentações gratuitas, idas as festivais de música, gravações. Bons tempos de um grupo atuante da região do ABC. Mas neste momento a   Banda Jazz Sinfônica de Diadema, composta por uma equipe de 31 pessoas - 26 músicos, o maestro Toddy Murphy, montador, inspetor e o diretor artístico Paulo Assis -   está há 6 meses  na espera de uma resposta da Secretaria Municipal de Cultura de Diadema. Segundo o diretor artístico, o secretário de cultura Gilberto de Souza Moura, o   "Giba da Cultura"  não transmitiu  uma resposta definitiva com relação a  continuidade do grupo. "Já gravamos um CD, com participação de Hermeto Pascoal, Aline Morena com todas as faixas, com nossos investimentos onde pagamos as despesas de transporte, alimentação e estúdio na cidade de Curitiba para gravação. O CD está pronto, as obras estão liberadas pelo Hermeto que  não cobrou nada  e até pagou o jantar do grupo. De qualquer forma nós vamos lançar o trabalho." diz o diretor. Segundo Paulo Assis , a impressão que dá é que não vão continuar com o trabalho.  " Uma luta , cada salário. Eles querem diminuir custos, é um pensamento muito pequeno. Não é para acabar nada, tem que captar recursos. Estamos há 12 anos, sem aumento a 4 anos." Segundo o diretor, o Salário bruto  dos músicos é de R$ 800,00 (oitocentos reais) e estão sem aumento a 4 anos. Agora em 2013 , seria o quinto ano sem aumento e mesmo assim  mantém o trabalho, com idas ao Festival de Jazz de Montreaux em 2011. "Este ano fomos convidados para duas apresentações no festival e foi declinado o convite por falta de verba e apoio", diz. A reportagem de Pauliceia do Jazz entrou em contato com a Secretaria Municipal de Cultura de Diadema para obter uma resposta do Secretário. Logo, a resposta obtida foi essa: "Caro Luís Delcides, em resposta ao seu pedido de informação sobre a continuidade da Banda Jazz Sinfônica de Diadema, a Assessoria de Imprensa ressalta que independente da forma de contratação as atividades culturais em Diadema terão prosseguimento." Pauliceia do Jazz  e os operários da arte que compõe a Banda Jazz Sinfônica de Diadema quer que o secretário explique melhor o "...(...) independente da forma de contratação...".  Estamos no aguardo da palavra do secretário. Não se pode menosprezar um corpo artístico de 30 músicos e o quanto eles são representativos para a arte brasileira e o nome da cidade de Diadema no cenário nacional e mundial.  
Pin It

Related Posts

2 Responses to Jazz Sinfônica de Diadema aguarda uma resposta

  1. Luis Delcides disse:

    Sim, tenho interesse, Andréia!

    vamos conversar por e-mail!

  2. Olá Luis,
    Vi suaa matéria falando sobre a Jazz e acredito que posso sugerir uma pauta: dia 14, de julho, próxima terça feira, as 18h30, nos reuniremos na Câmara Municipal para discutirmos políticas públicas em Diadema, um dos assuntos a ser discutido é este desatino da secretaria de cultura em não renovar o contrato com Jazz Sinfônica. Estamos levantando uma série de ações e se, houver interesse sua por esta pauta, vc é nosso convidado.
    Obrigada
    Andréia Alcantara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *